Enviado por Josemar G. Mendes, Cabo Frio-RJ

Dicas para um bom sono

Apagar todas as luzes, pois a luminosidade impede a liberação da melatonina, hormônio responsável pela primeira fase do sono

   

Por Conceição Trucom, química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida
www.docelimao.com.br
Email: mctrucom@docelimao.com.br

O organismo tem horários. Desta engrenagem não podemos fugir. A hora do sono é sagrada para a reposição celular, para rebobinar o cérebro, permitir o rejuvenescer. O metabolismo basal fica no mínimo, em marcha lenta, permitindo o repouso, a restauração. As avós falavam para as crianças: "quem não dorme não cresce". Para os adultos: "quem não dorme não se restabelece não se regenera".

Bem, as dicas para um sono de qualidade, ou seja, restaurador e rejuvenescedor são:

  1. Sempre tomar um bom banho antes de dormir. Ou seja, jamais dormir com o corpo sujo, pois as vibrações de frescor, relaxamento e limpeza que um banho dá, irão sustentar a qualidade do sono.

  2. Evitar tomar café, chás com cafeína (como chá preto e chá mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes.

  3. Evitar dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que a pessoa chegue à fase de sono profundo.

  4. Se a pessoa dorme cedo - 20 a 21 horas - seu jantar (leve) deve ser realizado no máximo às 19 horas para dar tempo do organismo digerir e o sono não sofrer interferências da demanda energética para digestão.

  5. Se a pessoa dorme tarde - depois das 22 horas - sua última refeição (um lanche leve) deve ser realizada até 1 hora antes, pelo mesmo motivo mencionado acima.

  6. Concordo com algumas linhas terapêuticas que indicam que qualquer refeição ou lanche realizado após as 19 horas deve ser na forma líquida para poder acelerar o processo digestivo e evitar interferências na qualidade do sono. Exemplos: um arroz com feijão? Bata no liquidificador e tome na forma de sopa. Uma salada de frutas com sorvete? Bata no liquidificador e tome uma vitamina geladinha.

  7. Ideal praticar uma atividade física ao longo do dia para evitar o sedentarismo, liberar substâncias que aumentam o estresse e mobilizar a energia basal. Para quem tem insônia, recomendo ainda uma atividade corporal ou meditação ativa antes do banho e de dormir. Tipo dançar, uma série da yoga ou de alongamentos. Aproveite para orar e colocar intenções para este momento de meditação e descanso. Sempre peço aprendizados, sonhos bons, expansão da consciência, soluções para desafios, enfim... Para pessoas com insônia ou fibromialgia, recomenda-se inclusive aulas de natação ou hidroginástica e, assim, provocar um duplo relaxamento: pela atividade física e pela ação do banho de imersão.

  8. Na hora de deitar, colocar um copo de água na cabeceira e repetir suas intenções, como desejando que todas as coisas boas destas intenções se materializem nesta água durante o repouso do sono. Pela manhã: beber esta água em postura de gratidão e receber tudo que nela se cristalizou.

  9. Existe uma técnica bastante interessante sugerida como prática para insones, que consiste em fazer um 'escalda-pés' de 5 minutos em água gelada exatamente antes de deitar. A pessoa já o faz 100% preparada para deitar na seqüência. Minha compreensão deste procedimento é mobilizar a energia concentrada na cabeça para as extremidades do corpo, aliviando assim a mente e suas neuroses.

  10. Apagar todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro, pois a luminosidade impede a liberação da melatonina, hormônio responsável pela primeira fase do sono.

  11. Não levar livros, laptops ou qualquer estimulante de trabalho ou preocupação para a cama.

  12. Tirar da cabeceira o telefone, celular e relógios.

  13. Esta é óbvia, mas não custa lembrar: usar colchão e travesseiro de boa qualidade e adequado ao seu peso e tamanho.

  14. Recomendo uma sinergia da aromaterapia que chamo "Doril na Ansiedade e Insônia". Ela é uma mistura dos óleos essenciais (OEs) de Limão Tahiti, Laranja Pêra e Lavanda Mont Blanc, que tem como função proporcionar relaxamento, vontade (alegria) de estar consigo e de se respeitar. Ela pode ser usada (à noite) na água da banheira (adultos 3 gotas, bebês 1 gota, crianças 1 a 2 gotas - ou pode ser colocada no travesseiro dos adultos (1 a 3 gotas). No caso de crianças, pode ser colocada (1 a 3 gotas) num pires ao lado da cama. No caso de bebês basta o procedimento da banheira.

  15. Ao despertar, após tomar aquele copo de água (ensinado acima), ainda deitado, junte as mãos e esfregue uma na outra até ficarem quentinhas. Faça carinho no seu rosto simulando que está ensaboando e lavando o rosto. Relaxe seu primeiro semblante do dia. Depois, esfregue novamente as mãos e massageie seu abdômen. Faça carinho nele e lembre que o dia vai começar e ele precisa acordar, ou seja, está chegando "a hora de troninho". Depois, este carinho pode se prolongar para as demais partes do corpo, sempre com o propósito de acordar-se com muita celebração, gratidão e carinho.

  16. Uma vez que levantou, antes do troninho, ir até a cozinha e tomar 1/2 copo de água idealmente morna + suco fresco de 1 limão. Esta é uma receita da milenar medicina Ayurvédica para purificar (ação bactericida), aliviar (ação laxante) e sanar (ação harmonizadora, alcalinizante) todas as dificuldades do organismo. Espere 20 a 30 minutos para realizar a refeição matinal.

As posições de dormir

De lado

É a melhor postura! Mas, deve-se colocar um travesseiro que preencha o espaço entre o ombro e a cabeça. É recomendável abraçar um travesseiro e colocar uma almofadinha entre os joelhos.

De barriga para cima

É uma posição aceitável, mas recomenda-se um travesseiro não muito alto e deve-se colocar um apoio (almofada) abaixo dos joelhos, o que ajudará a manter a coluna reta.

De bruços

É uma posição não recomendável. Diz-se que nessa posição não há como evitar uma lesão na coluna cervical, que pode criar contraturas no pescoço, dificultando o relaxamento e o sono profundo.

_____________________________________________
Este texto faz parte do livro "Simples - Mente - Feliz",
de Conceição Trucom. Edição Independente esgotada


Enviado por Jurema Dias, São Paulo-Capital

Calendário completo de exames e vacinas

Durante uma pesquisa na Internet na busca de um outro assunto, encontrei um
artigo sobre exames e vacinas que deveremos tomar ao longo de toda a nossa
vida. É isso mesmo!!! Toda a nossa vida. Ou vocês acham que somente os
bebês tomam vacinas? E o mais importante, é a necessidade de acompanhamento
de exames laboratoriais que podem agir preventivamente, identificando ou
comprovando riscos para a nossa saúde. Consulte o seu médico.

Decidi, portanto, compartilhar com todos visando colaborar para a manutenção da saúde de vocês, pessoas queridas, a fim de que possamos melhorar ou garantir nossa qualidade de vida.

Cada etapa da vida exige cuidados específicos com a saúde. Na infância, a
aplicação adequada das vacinas e a adoção de outras medidas de prevenção,
que devem se iniciar logo após a concepção, repercutem de forma positiva
por toda a vida.

Na fase adulta, o check-up, também conhecido como revisão periódica de
saúde, busca antecipar os riscos e evitar o agravamento das doenças. Com o
diagnóstico precoce, há mais tempo para tratar, prevenir e retardar o
aparecimento dos sintomas clínicos.

Como os exames implicam gastos, para o sistema de saúde e para o próprio
indivíduo, a revisão anual completa está sendo substituída por uma revisão
periódica seletiva, que leva em conta idade, sexo e fatores de risco
específicos de cada indivíduo, como estresse e histórico familiar.

Uma pessoa com familiares que sofreram morte súbita ou cardiopatia (angina
ou enfarte) antes dos 50 anos, por exemplo, deverá ser avaliada com mais
freqüência. Prevenir é sempre mais importante do que tratar.

Confira, no quadro abaixo, os principais cuidados de saúde, divididos por faixa etária.

Calendário de exames e vacinas para bebês

Ao nascer

Teste do Pezinho

Detecta graves doenças que podem ser tratadas se diagnosticadas precocemente. Deve ser feito, preferencialmente, entre o quinto e o décimo dias de vida

Observações importantes

Com um mês de vida

Dois meses

Quatro meses

Seis meses

Observações

Por volta dos seis meses, quando se inicia a erupção do primeiro dente temporário, leve a criança ao dentista.

Sete meses

Dos sete aos 12 meses, as crianças engatinham, põem tudo na boca, ficam de
pé e podem começar a caminhar. Proteja seu filho deixando remédios, venenos, líquidos e alimentos quentes e garrafas térmicas fora do alcance. Para evitar estrangulamentos e sufocação, não ponha gravatas de pescoço ou
cordões de chupetas em torno do pescoço da criança.

Calendário de vacina e exame de nove a 18 meses

Nove meses

12 A 15 meses

Observações

Entre um e dois anos, as crianças escalam, abrem portas e gavetas e adoram brincar com água. Portas ou caminhos para escadas, depósitos, ruas ou outras áreas perigosas devem ser rigorosamente trancados ou bloqueados. Use tapetes não-derrapantes na banheira e instale grades nas janelas. Nunca deixe uma criança sozinha na cozinha ou na banheira.

15 meses

18 meses

Observações

A partir dessa idade, ocorre a erupção dos molares de leite, fazendo-se
necessária a utilização de escova de dente extra macia e de cabeça pequena
para uma higiene adequada. Os pais devem auxiliar na escovação até por
volta dos oito anos de idade. O uso da pasta dental com flúor deve ser
introduzido em pequena quantidade, ensinando a criança a cuspir.

Calendário de vacina e exame de 4 a 16 anos

Quatro a seis anos

Observações

Por volta dos seis anos de idade, ocorre a erupção dos primeiros molares permanentes, localizados atrás dos últimos dentes de leite, e o início da troca dos demais dentes. A partir desse momento, os cuidados com a ingestão de açúcar e a higiene devem ser redobrados.

Quatro a 10 anos

Seis a 10 anos

14 a 16 anos

Observações

É uma fase na qual esclarecimentos sobre hábitos saudáveis sobre alimentação, uso de preservativos, doenças sexualmente transmissíveis, drogas e métodos anticoncepcionais são fundamentais.

Fase adulta

Ver mais


Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"L'amour est plus fort que nous"
Nota para a seqüência Midi: ****

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 16 abril, 2009

Saúde