Bichos, Plantas e Homens de todo o mundo. Uni-vos

Por Célio Valle, zoólogo e professor

Amostras dos diversos ecossistemas naturais integralmente protegidos -sob a forma de Parques- devem ser consideradas por vocês humanos como pedra fundamental na estratégia de conservação da biodiversidade e uso sustentado da integridade biológica do nosso Planeta, que é a casa onde vocês e nós moramos. Bons vizinhos são aqueles que têm seus espaços definidos e compartilhados pacificamente. É um jogo de ganha-ganha...

O grande limitante para alcançar este objetivo tem sido a falta de recursos financeiros para a regularização fundiária das nossas terras que, aliás, era nossa antes de vocês aqui chegarem. O nosso título de propriedade foi Deus que nos deu no quinto dia da criação do mundo. Os avós de vocês, o Adão e Eva, só chegaram depois.

É necessário, ou melhor, urgente e vital que vocês, cidadãos verdes de todas os matizes, se unam conosco para reivindicar com coragem a propriedade das terras de que nós os não humanos, os filhos de Deus sem fala e representação, temos direito. Esta luta é vital para vocês também.

 
Para nós, conversar o ambiente integral da casa em que vivemos (os Parques) é tão importante como para vocês é a saúde, segurança, educação e a infra-estrutura produtiva de alimentos e bens.

Destruindo as condições de vida, sem que vocês que se dizem tão inteligentes percebam, aumenta o número dos nossos irmãos ameaçados de extinção ou extintos. No fim, seus filhos morrerão solitários e se extinguirão como vem acontecendo com muitos de nós. Junto com vocês somos 30 milhões de formas vivas e coloridas. Essa massa de vida é tão importante como o ar, a água e a terra.

Reivindicamos, enérgica e urgentemente, um quantum orçamentário anual carimbado para uso exclusivo para regularização fundiária de nossas terras. Verba não sujeita ao congestionamento e com gasto fiscalizado pelo povo brasileiro que habita um continente onde "os bosques tem mais vida e a vida em seu seio tem mais amores". Terra para a s plantas e para os bichos, terra para a manutenção da biodiversidade global. Vida e alegria também para o bicho homem.

A partir deste manifesto lançado novamente no Ano Internacional da Biodiversidade vamos trabalhar e viver juntos: plantas, bichos e gente. O planeta Terra é a nossa casa. Vocês são os caçulas da grande família colorida e variada da vida. São nossos irmãos como dizia o sábio e Santo Francisco de Assis, que vocês dizem ser o nosso padroeiro.

Esperamos para os próximos anos que a nossa Assembléia Legislativa e especialmente os "verdes" consigam colocar de uma maneira programada todo ano no orçamento do Estado de minas Gerais recursos financeiros suficientes para esta finalidade.

Obrigado dr. Hugo Werneck, nosso padrinho, pela sua luta em favor das aves e das borboletas, símbolos da beleza, do amor e da vida neste Planeta Azul.

Nós, os bichos e as plantas de Minas Gerais, não somos patetas nem patifes, queremos apenas não "pagar o pato" e mergulhar no caos como vocês, inconscientemente estão fazendo.

A pedido do macaco-prego, o mais esperto dos primatas de Minas, este manifesto deveria ser encaminhado também ao Governo Federal: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para nós e para vocês, todo ano é Ano da Biodiversidade... Sonhar não faz mal a ninguém...

Assinam em Belo Horizonte, às margens do Rio São Francisco, o mais brasileiro dos rios, os representantes da fauna e da flora de Minas Gerais, reunidos em assembléia nas margens do Córrego do Mergulhão. Assinaturas com pegadas autenticadas

Passe adiante esta nossa mensagem e faça também você alguma coisa para que a Terra, nossa casa, seja salva.

Edição anterior


Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"O trenzinho do caipira", de Villa Lobos
Nota para a seqüência Midi: *****

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 5 julho, 2010

Artigo Verde

Primeira página

Seções

Ambiente
Amenidades
Anedotas
Artigos
Artigos Verde
Aventura
Biografia
Botânica
Cidadania & Ética
Ciência
Crônicas
Cultura
Depoimento
Dicas de Internet
Economia
Educação
Ficção
Gestão
História
Imprensa
Justiça
Música
Opinião
Pesquisas
Poesia
Política

Política internacional
Reflexão

Serviços

Denúncias
Emprego, como procurar
Previdência, dicas
Igrejas Católicas

Igrejas Evangélicas
Português, como falar bem
Profissões
Saúde
Utilidade Pública