Os 
                    precursores do protestantismo
                 
                 
                  
                  O 
                    protestantismo foi o movimento cristão 
                    que surgiu com a Reforma no século 16
                    
                    
                
                 
                  Fontes 
                    de consulta: Enciclopédia Koogan/Houaiss, 
                    Manual de Redação da Folha de S.Paulo e Internet
                  Os 
                    protestantes não reconhecem a autoridade do papa (autoridade 
                    máxima da Igreja Católica Apostólica 
                    Romana). Também não aceitam o culto a Maria 
                    e a veneração de santos. Algumas correntes protestantes 
                    admitem o divórcio, métodos anticoncepcionais 
                    não naturais e até toleram a ingestão 
                    de bebidas alcoólicas. Seguem aos mandamentos inseridos 
                    na Bíblia Sagrada, principalmente o que consta no livro 
                    de Deuteronômio, capítulo 5, versículos 
                    8-21. Excepcionalmente para os versículos 12, 13 e 
                    14, sobre guardar o sábado, somente a Igreja Adventista 
                    do 7º Dia obedece fielmente. As outras denominações 
                    preferem o domingo, conforme a tradição.
                    
                    Os 
                    protestantes estão divididos nas correntes histórico 
                    e pentecostal.
                 
                
                Reformador 
                  francês, viveu de 1509 a 1564. Partidário da Reforma na França 
                  e na Suíça, onde se fixou em 1541. A partir de então organizou 
                  uma república teocrática. É autor da Instituição da Religião 
                  Cristã (1536), suma teológica do protestantismo francês, cujas 
                  edições (1541-1560) constituem monumentos da língua francesa. 
                  
                  
                Segundo 
                  Calvino, a natureza da teologia e de todas as instituições humanas 
                  está especificada na Bíblia. Calvino procurou aproximar-se 
                  da palavra de Deus e exortou a Igreja a recuperar sua pureza 
                  original. O 
                  calvinismo, doutrina essencialmente teocêntrica, distingue-se 
                  das outras doutrinas protestantes nos seguintes aspectos:
                
                  -  
                     
                      Dogma da predestinação e da graça irresistível 
-  
                     
                      Retorno à simplicidade cristã primitiva 
-  
                     
                      Sacramentos reduzidos ao batismo e à eucaristia, que guardam 
                      apenas seu valor de símbolos.  
O 
                  calvinismo expandiu-se pela França, Suíça, Holanda, Inglaterra 
                  e Escócia. Foi do calvinismo presbiteriano que originou a seita 
                  dos puritanos e a maior parte das igrejas não conformistas, 
                  levadas para a América do Norte. 
                 
                
                Martinho 
                  (Martim) Lutero 
                  
                  
                
                  
                    
                      |  |  Veja 
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 sobre Martim Lutero
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                  Teólogo 
                    e reformador alemão, viveu de 1483 a 1546. Filho de camponeses, 
                    mestre em filosofia pela Universidade de Erfurt, monge agostiniano, 
                    sacerdote, doutor em teologia.
                 
                 
                  Em nome da doutrina do apóstolo Paulo e da salvação pela fé, 
                  opôs-se aos pregadores que vendiam indulgência (perdão, remissão 
                  dos pecados). Em 31 de outubro de 1517 afixou às portas de Wittenberg 
                  as 95 teses denunciando as indulgências e os excessos da Igreja 
                  Católica. Esse ato marcou o início da Reforma.
                  
                  
                 
                  Para Lutero, a essência do cristianismo não se encontrava na 
                  organização da igreja liderada pelo papa, mas na comunicação 
                  direta que cada pessoa pudesse estabelecer com Deus. Seu protesto 
                  gerou muitos problemas para a Igreja Católica e estabeleceu 
                  as diretrizes para outros movimentos protestantes, como o calvinista 
                  e o presbiteriano.
                  
                  
                 
                  Excomungado, após três anos de controvérsias, em 1520 queimou 
                  em Wittemberg a bula papal que o convidava a retratar-se. Foi 
                  banido do Império em 1521 pela Dieta de Worms. Refugiado durante 
                  dez meses em Wartburg, traduziu a Bíblia para o alemão. Casou 
                  em 1524. A confissão de fé das igrejas luteranas está resumida 
                  em dois documentos elaborados e aprovados por Lutero e Melanchthon*: 
                  Confissão de Ausgburgo, de 1530 e Artigos de Esmalcalda, de 
                  1537.
                  
                  
                Lutero 
                  aboliu a confissão obrigatória, o jejum e o celibato 
                  clerical.
                  
                  
                 * 
                  Philipp Schwarzerd Melanchthon era amigo de Lutero 
                 
                  
                
                Igrejas 
                  Evangélicas no Brasil  
                  
                
                As 
                  igrejas consideradas evangélicas, sob várias denominações, 
                  observam com rigor os textos da Bíblia Sagrada (a Bíblia 
                  Evangélica com 66 livros).
                  
                  
                 
                  A Bíblia 
                    Evangélica compõe-se de 39 livros do Antigo 
                    Testamento (primeiro Gênesis e último Malaquias) 
                    e 27 livros no Novo Testamento (primeiro Mateus e último 
                    Apocalipse). Os fundamentos que diferenciam a Bíblia 
                    Evangélica da Bíblia Católica você 
                    encontra na página Igrejas 
                    Católicas, em Concílio de Trento.
                  Leia 
                    aqui 
                    a história das 
                    principais igrejas protestantes no Brasil.
                    
                  
                  Catolicismo 
                    versus Protestantismo
                  Protestantes não 
                    são "verdadeiras igrejas",
                    diz texto do Vaticano
                  Fonte: Folha de S.Paulo, da 
                    France Press, Cidade do Vaticano
                    Primeiro, setembro 2000 - 19h45 
                  As protestantes não 
                    são "verdadeiras igrejas" mas comunidades 
                    e não podem ser consideradas "irmãs" 
                    da Igreja "mãe" de Roma, segundo documentos 
                    do Vaticano, assinados pela Congregação para 
                    a Doutrina da Fé, divulgados hoje pela agência 
                    católica progressista Adista.
                  O texto sobre o assunto, endereçado 
                    aos bispos pelo cardeal Joseph Ratzinger, prefeito dessa entidade 
                    religiosa, fala "sobre a unidade e a universalidade salvadoras 
                    de Jesus Cristo e da Igreja", e será apresentado 
                    na próximo dia 5 no Vaticano pelo prelado alemão.
                  Segundo ele, a definição 
                    "igreja" pode ser eventualmente atribuída 
                    às ortodoxas, mas não às comunidades 
                    "que não mantiveram um episcopado válido, 
                    assim como a verdadeira e integral substância do mistério 
                    eucarístico" da comunhão.
                  O documento faz alusão 
                    às igrejas nascidas da Reforma do século 16 
                    liderada por Martinho Lutero e afirma que essas "não 
                    são igrejas no sentido próprio da palavra".
                  A carta endereçada aos 
                    bispos afirma que não é correto falar de "igrejas 
                    irmãs" quando se fala da igreja de Roma e de todas 
                    as igrejas ortodoxas consideradas em seu conjunto, tendo em 
                    vista que há "apenas uma única Igreja" 
                    desejada por Cristo.
                  
                  Igrejas 
                    pentecostais
                    
                    O termo pentecostal refere-se ao relato bíblico do 
                    momento em que o Espírito Santo desce sobre os apóstolos 
                    sob a forma de línguas de fogo, fazendo-os falar línguas 
                    estranhas (veja Atos dos Apóstolos 2:1-37) e animando-os 
                    a enfrentar sua árdua tarefa evangelizadora. Segundo 
                    o Dicionário de Espiritualidade de Fiores e Goffi, 
                    é através do Espírito Santo que se manifestam 
                    as graças de Deus. Essa manifestação 
                    não é teórica, é viva. Presente. 
                    E as graças, ou os carismas, são inúmeras. 
                    O dom de falar línguas estranhas ou glossolalia, característico 
                    do fervor pentecostal, é apenas uma delas. 
                  
                  O 
                    fogo do Espírito Santo 
                    
                    Explica-se que as igrejas pentecostais nasceram de um movimento 
                    de "reavivamento" nas igrejas cristãs, que 
                    ocorreu nos Estados Unidos, no início do século 
                    XX. Um pastor, chamado John Seymor, provocou tal onda de fervor 
                    religioso em que os fiéis começaram a falar 
                    em línguas estranhas. Isso seria uma evidência 
                    da presença do Espírito Santo e da possibilidade 
                    de recriar um Pentecostes. Embora o objetivo de Seymor não 
                    fosse fundar uma nova igreja, mas resgatar o fervor religioso 
                    e o entusiasmo que eram a marca das primeiras comunidades 
                    cristãs, o movimento se espalhou rapidamente.
                  Todo o foco da ação 
                    religiosa está na cura divina do "corpo escravizado, 
                    adoecido e angustiado pelos demônios". O culto 
                    praticamente não tem rituais. Os fiéis oram 
                    para invocar o Espírito Santo. Essa oração 
                    da "assembléia" é responsável 
                    pelos momentos de grande emotividade e intenso misticismo, 
                    que marcam esses cultos. 
                  
                  O 
                    nome Jesus Cristo, o Senhor
                  Em João 14.6 Jesus Cristo 
                    responde a Tomé como saber o caminho: "Eu sou 
                    o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão 
                    por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis 
                    também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tende 
                    visto".
                  Esse nome -conforme você 
                    percebeu na declaração do próprio Jesus- 
                    é o único representante de Deus perante a humanidade. 
                    Jesus está em Deus. Deus está em Jesus. Não 
                    existe, na estima de Deus, nenhum outro nome como esse. Ele 
                    permanece único, tanto agora como para sempre. Se abrirmos 
                    o livro de Apocalipse, iremos descobrir que não existe 
                    nenhum nome no céu maior do que esse nome. As hostes 
                    angelicais são vistas ali se prostrando e adorando 
                    diante dAquele mesmo Ser bendito cujo nome é tão 
                    exaltado. O nome do Senhor Jesus é todo digno de ser 
                    aceito como o centro de reunião para exaltá-lo. 
                    Muita gente carrega um crucifixo com Jesus no peito, mas não 
                    é qualquer um que tem peito de andar no seu caminho.
                  Os primeiros cristãos 
                    estavam reunidos nesse nome. Foi assim que passaram a ser 
                    chamados de "cristãos". Os crentes foram 
                    chamados cristãos pela primeira vez em Antioquia. Cristão, 
                    portanto, significa um seguidor de Cristo. Porventura eles 
                    tinham outros nomes? Não, pois não existiam 
                    Batistas ou Presbiterianos ou outra denominação 
                    naquele tempo. Eles eram chamados "os de Cristo" 
                    ou "seguidores de Cristo". Esse era o único 
                    nome que estava associado a eles. 
                  
                  
                  O 
                    Espírito de Deus 
                  Por que nos reunimos nas igrejas? 
                    Nos reunimos assim porque concedemos ao Espírito de 
                    Deus o lugar que Lhe pertence. O fato de Ele ser normalmente 
                    mencionado como a terceira Pessoa da Divindade não 
                    traz consigo nenhuma idéia de inferioridade. O Espírito 
                    de Deus é Deus. Não existe diferença 
                    de importância entre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito 
                    Santo. O fato de cada uma dessas Pessoas divinas ser divina, 
                    de cada uma delas ser Deus, traz consigo a impossibilidade 
                    de qualquer grau de comparação entre elas. Cada 
                    uma é uma Pessoa infinita. O Espírito de Deus 
                    está aqui na Terra.
                  Em João 14.16-17 está 
                    escrito: "E Eu rogarei 
                    ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique 
                    convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o 
                    mundo não pode receber, porque não O vê 
                    nem O conhece; mas vós O conheceis, porque habita convosco, 
                    e estará em vós". 
                  
                  Um 
                    só Corpo 
                   A Bíblia nos fala de 
                    estarmos reunidos sobre um só corpo em Efésios 
                    4.4: "Há somente um corpo e um Espírito 
                    como também fostes chamados numa só esperança 
                    da vossa vocação". Essa 
                    é uma verdade tremenda! Uma verdade muito profunda! 
                    Uma verdade imensamente bendita! "Um só corpo". 
                    
                    
                    O Espírito de Deus observa todos os grupos de crentes 
                    sobre a Terra, nas várias associações 
                    e lugares que são encontrados. Ele não só 
                    pode reconhecê-los, mas só dizer: "Há 
                    um só corpo". Quaisquer que sejam as associações 
                    em que estejam, todos os crentes constituem um só corpo. 
                    Muitos crentes podem ser encontrados sob diversas denominações 
                    e em diversos lugares, mas isso não tem nenhuma importância 
                    para Deus. A única coisa que Ele reconhece é 
                    que esses crentes são membros do um só corpo. 
                    Pertencem a esse corpo. A verdade é que por graça 
                    somos dEle, pertencemos a esse um só corpo, e ao único 
                    corpo que existe. Não há nenhum outro. No céu 
                    isso é e será plenamente manifestado. 
                  O Senhor Jesus também 
                    nos fala da verdade de que somos um só corpo. Partimos 
                    aquele pão como membros do um só corpo e de 
                    nenhum outro modo. 
                  
                  Igrejas 
                    protestantes (evangélicas) 
                    
                  Belo Horizonte
                  
                  
                     
                      | Assembléia 
                        de Deus Rua São Paulo, 1341
 Centro
 Telefone: (31) 3224-3324
 | Batista 
                        - Lagoinha Rua Araribá, 543
 Lagoinha
 Telefone: (31) 3321-6070
 | Presbiteriana 
                        - Primeira Igreja Rua Ceará, 1.341
 Centro (esq. Afonso Pena)
 Telefone: (31) 3224-1133
 | 
                     
                      | Batista 
                        - Barro Preto Av. Augusto de Lima, 1.962
 Barro Preto
 Telefone: (31) 3295-1744
 | Batista 
                        - Primeira Igreja Praça Raul Soares, 203
 Centro
 Telefone: (31) 3275-2387
 | Presbiteriana 
                        - Oitava Igreja Rua Nestor Soares de Melo, 15
 Palmares (em 
                        frente ao Minas Shopping)
 Telefone: (31) 3426-3088
 | 
                     
                      | Batista 
                        - Central Rua Mar de Espanha, 570
 Santo Antônio
 Telefone: (31) 3296-1665
 | Luterana 
                        - Bom Pastor Rua Piauí, 138
 Santa Efigência
 Telefone: (31) 3241-1540
 |  | 
                     
                      | Batista 
                        - Floresta Rua Ponte Nova, 615
 Floresta
 Telefone: (31) 3421-2872
 | Luterana 
                        - Igreja da Paz Comunidade Evangélica de Confissão Luterana 
                        - CECLBH
 Rua Dona Salvadora, 37
 Serra
 Telefone (31) 3281-1988
 www.luteranos.com.br
 E-mail: ceclbh@ig.com.br
 |  | 
                     
                      | Batista 
                          de Bela VistaRua Aquidabam, 345
 Padre 
                          Eustáquio
 Telefone: (31) 3464-2545
 www.ibbvista.cjb.net
 | Metodista 
                        - Central Rua Tupis, 51
 Centro
 Telefone: (31) 3222-8922
 |  | 
                  
                 
                 
                  
                    Rio de Janeiro
                    
                    Igreja Presbiteriana 
                    do Rio 
                    Rua Silva Jardim, 23
                    Praça Tiradentes
                    Teefone: (21) 2262-2330
                    www.catedralpresbiteriana.com.br 
                    
                    
                  
                  Música 
                    de fundo em arquivo MIDI (esperimental): "Canon"
                  Participe 
                    do Jornal 
                    dos Amigos, cada 
                    vez mais um jornal cidadão  
                 
                O 
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                  com sugestões 
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                  anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer 
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