Prevenção de câncer de mama

Autoria desconhecida

  A informação que você, mulher, vai receber agora não deve ficar consigo mesma, mas compartilhada com suas amigas, seus parentes e também seus amigos. Difunda amplamente esta mensagem

Um homem atraente, de meia idade, entrou em um bar e se sentou. Antes de fazer o pedido não deixou de perceber que um grupo de homens mais jovens, que bebiam em uma mesa perto da sua, riam dele. Somente quando se lembrou da pequena fita rosa que levava na lapela de seu blazer foi que se deu conta de que se tratava de uma gozação.  

 

O homem não deu maior importância, mas os insistentes risos na mesa vizinha começaram a incomodá-lo. Olhou a um dos homens diretamente nos olhos, levou o dedo até a lapela e apontou a fita: “Isto?”.

Com esse gesto todos os homens da mesa riram abertamente. O homem ao qual dirigiu o olhar lhe disse:
- Desculpe amigo, mas estávamos comentando como está bonito esta fitinha rosa em seu blazer azul.


Com toda calma, o homem fez um gesto para o gozador convidando-o a se aproximar e sentar com ele a sua mesa.

 

Ainda que estivesse bastante incomodado, o homem mais jovem se aproximou e sentou-se. O homem mais velho, com uma voz muito calma, lhe disse:
- Uso esta fita para chamar atenção sobre o câncer de mama. A uso em honra a minha mãe.
 

  - Sinto muito, amigo. Ela morreu de câncer de mama?
- Não. Ela está sadia e muito bem. Mas seus seios me alimentaram quando eu era um bebê e foram abrigo quando tive medo ou me senti só em minha infância. Estou muito agradecido aos seios de minha mãe e por sua saúde.
-  Entendo - respondeu o outro, não muito convencido.

- Também uso esta fita para honrar minha mulher, continuou dizendo o homem.
- E ela também está bem?
- Claro que sim. Seus seios foram fonte de amor para ambos. Com eles alimentou nossa bela filha de 23 anos. Estou muito grato pelos seios de minha mulher e por sua saúde.

- Já sei. Suponho que também usa a fita para honrar a sua filha.  
- Não. É muito tarde para isso. Minha filha morreu de câncer de mama faz um mês. Ela pensou que era muito jovem para ter câncer. Quando acidentalmente notou uma pequena protuberância a ignorou. Ela pensou que como não a incomodava nem doía, não havia com que se preocupar.

 

 

Comovido e envergonhado o estranho disse:
- Sinto muito, senhor.
- Portanto, também em memória de minha filha, uso esta fitinha com muito orgulho. Isso me dá oportunidade de falar com as pessoas. Quando voltar para sua casa fale com seus amigos e também com suas amigas, sua esposa, suas filhas, sua mãe, suas irmãs. Tome...

O homem buscou no bolso uma pequena fita rosa e entregou ao outro. Ele a pegou, olhou-a, lentamente levantou a cabeça e lhe disse:
- Poderia me ajudar a colocá-la?


Incentive às mulheres que você conhece a praticar regularmente o
auto-exame das mamas e a fazer uma mamografia uma vez ao ano.

Envie a mensagem acima a todas as mulheres as quais você deseja
lembrar a importância de tomar consciência sobre o câncer mamário.  

Veja como fazer o auto-exame


Música de fundo em arquivo MIDI (experimental):
"Marina", de Dorival Caymmi

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 31 março, 2005

Saúde