Por Roberto Bendia, diretor do Jornal dos Amigos

O silêncio dos bons

 

Martin Luther King Jr. disse:

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter e dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons".

Hoje quando levantamos a voz por algo errado chamam a gente de careta, ultrapassado, fora de época. Já estou ficando em dúvida do que é certo ou errado...

Cuide bem de seu lixo

Em primeiro lugar, veja o que você está consumindo pelas embalagens que você joga fora. Mas facilite a vida dos catadores e do meio ambiente. Estabeleça em sua casa duas lixeiras: uma para detritos secos, e outra para detritos molhados (orgânicos). Agindo assim você estará proporcionando a coleta seletiva, independente da iniciativa do poder público. Isso facilitará na triagem, geralmente feita por catadores, a possibilidade de aproveitar aquilo que pode ser economicamente reaproveitável ou reciclável. E o lixo orgânico também pode ser melhor aproveitado.

A carta testamento de Getúlio Vargas

No dia 24 de agosto completaram-se 53 anos do suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas. Nada como um pouco de história para entender o porquê de seu suicídio. Sua carta testamento dá um instantâneo da época em que o confronto de interesses do cidadão versus interesses de grandes grupos eram enormes. É verdade que Getúlio construiu equívocos na época, como mandar queimar pés de café para elevar preço no mercado internacional, censura contra os que se opunham a seu governo etc. Por outro lado conseguiu grandes avanços na legislação para proteger o trabalhador.

Veja o que disse o jornalista Carlos Chagas sobre Getúlio Vargas em sua coluna na Tribuna da Imprensa:

"Raras vezes se tem visto alguém desgastado, vilipendiado e humilhado no exercício do poder conseguir, em poucos minutos, virar o jogo e reafirmar-se como a maior liderança do século. Um tiro no coração decidiu em seu favor o eterno conflito entre as oligarquias, de um lado, e as massas, de outro.

As oligarquias aproveitavam-se dos erros e das indecisões de Vargas para alijá-lo do poder, vingando-se de suas iniciativas anteriores em favor do trabalho, através das leis sociais. Mais do que isso, temiam que ele avançasse novos passos no mesmo rumo. As massas, amorfas, insossas e inodoras, não reagiam às investidas da reação. Mantinham-se à margem da crise.

Na iminência de ser deposto, o presidente transformou a derrota em vitória, no gesto final. Saiu da vida para entrar na História deixando uma das mais contundentes denúncias contra os que pretendiam afastá-lo. Afastou-se, determinando que em pouco tempo as massas ocupassem as ruas do Rio e das principais capitais, chorando seu sacrifício e reafirmando sua presença eterna.

Para os mais jovens, uma recomendação: leiam a carta-testamento de Getúlio, um dos maiores documentos de redenção do indivíduo e da sociedade".

Dona Catifunda se foi

A diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Denise Abreu, entregou nessa sexta-feira (24) carta de renúncia ao ministro da Defesa Nelson Jobim. Dona Denise, com seu indefectível charuto, lembra a Catifunda - personagem de comediante Zilda Cardoso. Lembra também pelas confusões que aprontou na Anac. A personagem Catifunda foi criada por Zilda para o programa "A Praça da Alegria", em 1964, sob o comando de Manoel de Nóbrega -pai de Carlos Alberto de Nóbrega, de "A Praça é Nossa". A personagem Catifunda encarna uma mendiga debochada que vivia fumando charuto. Seu último trabalho foi com Chico Anysio na "Escolinha do Professor Raimundo". É mais interessante falar de Zilda Cardoso do que da Denise Abreu, você não acha? Procurei foto da Zilda pela rede e não encontrei. A Wikipédia diz que continua viva (não se foi) e aposentada.

STF condenará os 40 ladrões? E o que fazer com Ali Babá?

Lendo a coluna do jornalista Carlos Chagas na Tribuna, não tenho a menor dúvida: vai acabar tudo em pizza. Dos dez ministros que integram o STF, seis foram nomeados pelo presidente Lula. Você também tem alguma dúvida?

Essa questão de nomeação de ministros do Supremo pelo presidente da República é a coisa mais antidemocrática pode existir. Outra maneira deveria haver. Que tal concurso público?

Para que serve mesmo o WD-40?

Esse assunto veio pela minha amiga de São Paulo, Jurema Dias.

Ela começa dizendo que um vizinho comprou uma pick-up nova. Num domingo pela manhã cedo viu que alguém tinha pichado as laterais da pick-up com tinta vermelha, por algum motivo desconhecido. Ela foi à casa do vizinho, acordou-o e deu a má notícia. O proprietário ficou irritadíssimo e tentava imaginar o que fazer, visto que o comércio estava fechado.

Um outro vizinho apareceu e disse WD-40 limpava aquilo. O produto removeu a tinta de maneira incrível, sem danificar a pintura do carro. Minha amiga ficou impressionada. Veja a história do WD-40 e para que serve em utilidade pública.

Ver anterior


>> Especial

Quantos amigos você tem?
Enviado pelo autor

Por Celso Afonso Brum Sagastume, escritor

Em tempos de Internet, é comum as pessoas se corresponderem com dezenas, ou
centenas, de pessoas que se dizem amigos, ou amigos virtuais. Mas será que
podemos considerar amigos quem apenas fica mandando mensagens de amizade
pela internet?

Até podemos, quando estas mensagens fazem parte de um diálogo; de uma troca de idéias e sentimentos. Não é o que geralmente acontece... Talvez porque o correio eletrônico não seja muito confiável -muitas mensagens ou respostas nem sequer chegam aos destinatários- talvez porque as pessoas tenham dificuldades de acessar o seu e-mail; talvez porque as pessoas não têm tempo para ler e responder tantas mensagens... O fato é que poucos se dispõe a fazer essa troca de idéias e sentimentos com seus amigos virtuais.

Pra mim, uma verdadeira amizade exige, no mínimo, algum diálogo, de vez em quando. Mais do que isso: exige convivência - mesmo que eventual. Pra mim, tem muito mais valor algumas horas de convivência do que milhares de mensagens de amizade. É bem verdade que, no mundo corrido de hoje, é muito difícil de se conseguir algumas horas para compartilhar com os amigos - principalmente quando estes estão longe... E é por isso que eu procuro não perder as oportunidades que surgem de reencontrar as pessoas que considero - principalmente em eventos que reúnem, ou poderiam reunir, muitos deles, como: jantas, aniversários, encontros, excursões, festas, festivais...

Para saber quantos amigos verdadeiros você tem: verifique quantos lhe mandaram notícias nos últimos meses; quantos responderam, quando você mandou notícias; e, principalmente, quantos compartilharam com você bons momentos de confraternização.

Se algum amigo verdadeiro seu não tem mantido contato ultimamente, não se
preocupe; talvez ele não saiba da importância que é manter contato com os amigos. Mas se ele souber dessa importância e continuar ausente, é melhor que você saiba que não dá pra contar com ele como amigo - talvez seja apenas um amigo do passado; dos bons tempos em que os amigos se visitavam e podiam contar um com o outro...

Finalmente: não esqueça nunca que antes de você TER amigos verdadeiros você
precisa SER um amigo verdadeiro. Não é muito fácil, mas pode ter certeza de que vale a pena...

Ver edição anterior


Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"Sinfonia n° 40 em Sol Menor, K. 550", de Wolfgang Amadeus Mozart
Nota para a seqüência Midi:*****

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 25 agosto, 2007

Papo com o editor