Você sabe quem é Deus?

Articulação do Jornal dos Amigos

O livro dos livros, ou a Bíblia Sagrada, fala de suas seis qualidades:

1. Deus acesso
2. Deus amor
3.
Deus criação
4. Deus graça
5. Deus santidade
6. Deus soberania.

Em Deus acesso, Ele fala que todos podem acessá-lo em Salmos 14:18: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”. Outras afirmações em Jó 14-6; Hb 4:16 e Tg 1:8. Mas você pode encontrar mais.

Em Deus amor, Ele revela sua presença no cotidiano de nossas vidas quando diz em Isaias 54:10: “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti. Outras revelações em Jó 3:16; Jó 17:23; Rm 8:31-32-38-39.

Em Deus criador, ele se destaca como o criador dos céus e da Terra em Gênesis 1:1. Em Gênesis 1:26 cria o Homem para dominar outros seres viventes na Terra. Em Gênesis 1:27, Ele revela a mulher. Outras revelações em Sl 24:1-2; Ex 20:11; Sm 2:8; Ne 9:6; Sl 8:3; Sl 33:6; SL 146:6; Is 40:12; Jr 51:15; At 14:15 e Ef 3:9.

Em Deus graça, Ele revela toda Sua beleza, elegância, estima e boa vontade para quem o invoca pela fé e em espírito. Em Romanos 3:14 está escrito: Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. Outras revelações em Rm 11:5; Ef 2:8; 2 Pe 3:18; Gn 6:8; Sl 51:1; Jo 1:16; Rm 5:2; 2 Co 12:9 e Hb 4:16.

Em Deus santidade, Ele é o Deus dos deuses. “Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, terrível em efeitos gloriosos, que operas maravilhas?”. Está escrito em Êxodus 15:11. Outras revelações em Lv 19:2; Hc 1:13 e Ap 4:8.

Em Deus soberania, Ele é o divino poder. A grande revelação está nos Salmos 95:3-5: “Porque o Senhor é o Deus supremo, e o grande rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da Terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos os continentes”. Outras revelações em Ex 18:11; Sl 93:1-2; Mt 6:10-13; Rm 14:11; Ex 15:18 e muito mais.

Então, se você estiver em dificuldades, além disso cheio de pecados, e acha que Deus não está operando em sua vida, medite em seus valores e em sua fé. Na Bíblia, no Velho Testamento, têm histórias de gente com grandes problemas, mas que tornaram-se vencedoras pela fé inabalável. Veja só:

Abraão era velho demais.
Isaque era um sonhador.
Jacó era um mentiroso.
Moisés tinha um problema de gagueira.
Gideão estava com mêdo.
Sansão tinha cabelo comprido, e era um mulherengo!
Raabe era uma prostituta.
Jeremias e Timóteo eram jovens demais.
David tomou a mulher de seu escudeiro e o matou.
Isaías pregou sem roupa.
Jonas fugiu de Deus.
Noemi era uma viúva.
Jó faliu.
João Batista comia gafanhotos.
Pedro negou a Cristo.
Os discípulos caíram no sono enquanto oravam.
Marta se preocupava com tudo.
Maria Madalena foi prostituta.
A mulher samaritana tinha se divorciado...e muito mais de uma vez!
Zaqueu era pequeno demais.
Paulo era religioso demais.
Timóteo tinha uma úlcera.
E Lázaro estava morto!

Agora que você foi apresentado a Deus, não tem mais desculpas. Vá agora mesmo encontrá-Lo, pois Ele o está esperando para usar todo Seu potencial!!!


O poder da oração
Enviado por Jurema Dias, São Paulo-Capital

Autoria desconhecida

24 abril, 2007

Enquanto eu servia em um pequeno hospital, na África, a cada duas semanas eu ia de bicicleta por dentre a selva, até uma cidade próxima, para comprar provisões. Essa era uma jornada de dois dias. Era necessário acampar à noite, na metade do caminho.

Em uma dessas jornadas, cheguei a cidade, onde planejava sacar meu dinheiro no banco, comprar medicamentos e provisões, e depois iniciar meus dois dias de jornada de regresso ao hospital.

Quando cheguei à cidade, observei dois homens brigando. Um deles havia sido seriamente ferido. Tratei dos seus ferimentos e ao mesmo tempo lhe falei do Senhor Jesus Cristo. Viajei por dois dias, acampando à noite, e cheguei em casa sem nenhum incidente.

Duas semanas depois repeti minha jornada. Quando cheguei à cidade, fui abordado por aquele jovem homem, cujas feridas eu havia tratado. Ele me disse que sabia que eu levava dinheiro e provisões. Prosseguiu dizendo-me:
- Alguns amigos e eu te seguimos até a selva, sabendo que tu ias acampar à noite. Nós planejamos matar-te e tomar teu dinheiro e medicamentos. Todavia, justamente quando íamos atacar teu acampamento, vimos que estavas protegido por 26 guardas armados.

Então comecei a rir e lhe disse que com certeza eu estava sozinho no acampamento, no meio da selva. O jovem homem apontou em minha direção e me falou:
- Não, senhor, não estavas só, pois vi os guardas. Meus cinco amigos também os viram e nós os contamos. Por conta desses guardas, nos assustamos e te deixamos tranqüilo.

Quando de sua volta o missionário contou isso no sermão. Um dos homens da igreja se pôs em pé, interrompeu a mensagem e lhe perguntou se ele poderia dizer exatamente em que dia isso se sucedeu. O missionário contou à congregação o dia e então o homem que lhe interrompeu contou esta história:
- Na noite do teu incidente na África, aqui era manhã e eu estava me preparando para ir jogar golfe. Estava a ponto de sair de casa quando senti a urgência de orar por ti. De fato, a urgência era tão forte que chamei vários amigos para encontrarmo-nos aqui, no santuário, para orar por ti. Poderiam os homens que se reuniram comigo aqui naquele dia, porem-se de pé?

Então todos os homens que se reuniram naquele dia se puseram de pé. O missionário ficou surpreso quando aquele homem começou a contá-los. Eram 26.


Verdades da Bíblia
Enviado pelo autor

Por Francisco Wilson Costa Jr
E-mail:
fco.wilson@yahoo.com.br

13 dezembro, 2006

João Batista quando estava realizando batismo no rio Jordão, recebeu uma visita não muito comum e era exatamente, Herodes (uma espécie de senador). E como todo político gosta de estar no meio das multidões, Herodes não poderia ser diferente ouvindo que grandes multidões afluía à volta do profeta. Não perdeu a oportunidade e foi fazer uma visitinha a João Batista. Só que Herodes não sabia que aonde tem profeta pecado nenhum pode ficar encoberto.

Pois ao se aproximar de João, Deus logo mostrou a abominação que o Herodes estava praticando. João não silenciou, logo denunciou seu pecado. Imagino que João tenha dito: "Como pode um líder ser tão mau exemplo"". Herodes estava adulterando com a esposa do seu próprio irmão.

Bom, na verdade eu não sou a favor de um crente se envolver com a política. Porque até mesmo homens de Deus que foram políticos na história bíblica enfrentaram muitos problemas. Porque Deus nos ensina a termos um caráter diferente das pessoas não crentes, honestidade, dignidade, sinceridade, respeito, pudor, moral e toda boa qualidade devem fazer parte da vida de um crente. Deus aprova quem se conduz com estas qualidades.

Redijo este texto com muita vergonha dos nossos políticos da ala evangélica. Eles
foram destaques nacionais nos escândalos como a máfia das sanguessugas, do
mensalão. Fiquei ainda mais estarrecido com políticos que assinaram leis que assegura união homossexual etc. Pergunto: Isso não é pecado? Cadê o repúdio dos grandes ministérios e das convenções? Eu não vi nenhuma nota circulando nos jornais dando conta de que alguma igreja tenha punido esses parlamentares corruptos, que na verdade deveriam ser excluídos do meio da irmandade.

É, mas se fosse o Zezim que é servente, ou a Mariazinha que é domestica, com
certeza já estariam disciplinados. Basta de tanto escândalo. Satanás está
rindo da nossa cara por causa dos maus exemplos. E como é que vamos perguntar
ao incrédulo se ele quer aceitar Jesus como seus salvador? Precisamos moralizar
as nossas vidas para que o mundo saiba que ainda existem homens de Deus.


Paz
Enviado por Inara Cristina Wandeley, Brasília-DF

"A minha paz vos dou."
Jo 14:27

Fonte: Mananciais do Deserto
3 julho, 2006

Dois pintores pintaram, cada um, um quadro, para ilustrar sua idéia de paz. O primeiro escolheu como cena um lago sereno entre montanhas distantes. O outro passou para a tela uma cascata, com um frágil galho pendurado por sobre as suas espumas, e numa forquilha do ramo, quase umedecido pela névoa, um ninho com uma avezinha. No primeiro quadro estampava-se estagnação, no segundo, descanso.

A vida de Cristo, exteriormente, foi uma das vidas mais açoitadas, tempestades e tumulto, tumulto e tempestade, as ondas lançando-se sobre aquela vida todo o tempo, até que o corpo vergastado foi deixado no túmulo. Mas na Sua vida interior reinava grande calma. A qualquer momento podia-se ir a Ele e achar paz. E ainda, quando os perseguidores, O seguiam pelas ruas de Jerusalém, Ele voltou-Se aos discípulos e ofereceu-lhes, como último legado, a Sua paz.

Descanso não é uma emoção que nos vem num culto na igreja, é o repouso de um coração profundamente assentado em Deus.


Entrevista com Deus

Autoria desconhecida

Acordei de um sono profundo. Sonhei que em meu primeiro emprego como jornalista deram-me a missão de entrevistar Deus. Foi mais ou menos assim.

Eu estava caminhando por uma estrada, deu-se um clarão, seguido de um estrondo e uma nuvem branca se aproximou e dela eu ouvi uma voz. E a partir de então travou-se o diálogo.
- Então você quer me entrevistar?
- Eu desejo muito, o Senhor concede um pouco de seu tempo?

- Meu tempo é a eternidade. Agora, que perguntas você tem em mente para fazer-me?
- O que na humanidade mais surpreende o Senhor?
- Que as pessoas ficam entediados com a infância. Se apressam em crescer e depois desejam ser crianças novamente. Que eles perdem sua saúde para ganhar dinheiro e em seguida perdem dinheiro para recuperar a saúde. Que eles pensam ansiosamente sobre o futuro e se esquecem de viver o presente, de tal forma que, não vivem nem o presente nem o futuro. Vivem suas vidas como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido...

Através da nuvem parece eu vi sua face. Mas foi só impressão, porque nunca ninguém viu a face de Deus. Mas fiquei muito próximo Dele. Ficamos em absoluto silêncio por alguns instantes, e então eu Lhe perguntei:
- Sendo um verddeiro Pai, quais as lições de vida que o Senhor quer que seus filhos aprendam?
- Aprendam que não podem fazer ninguém os amar. O que eles podem fazer é deixar que sejam amados. Aprendam que o que é mais valioso não é o que eles possam ter em suas vidas, mas quem eles têm em suas vidas. Aprendam que não é bom fazer comparações uns com outros. Aprendam que uma pessoa rica não é aquela que tem o máximo, mas sim aquela que precisa do mínimo. Aprendam que leva apenas uns poucos segundos para abrir feridas profundas na pessoa amada, e que pode levar muitos anos para curá-las. Aprendam a perdoar praticando o perdão. Aprendam que existem muitas pessoas que os amam encarecidamente, mas simplesmente não sabem como expressar ou mostrar seus sentimentos. Aprendam que dinheiro pode comprar tudo, exceto felicidade. Aprendam que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e vê-la de maneira diferente. Aprendam que nem sempre é suficiente ser perdoado pelos outros, mais que eles devem se perdoar a si próprios. E aprendem que sempre Eu estarei em suas vidas. Sempre!

Edição anterior


Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"Newson", autoria desconhecida
Nota para a seqüência Midi: *****

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 7 maio, 2007

Artigos evangélicos