Novo Speedy
Enviado pelo autor, São Paulo-Capital

Por Paulo Sérgio Loredo

No Estado de São Paulo, a Telefonica está disponibilizando o "Novo Speedy", propagado como uma vantagem aos atuais usuários. Porém, a oferta é taxada -taxar-se-ão os bytes recebidos e enviados- conforme a modalidade, 300 (não chegam a 50), 450 ou 600 Kbps.

Acontece que os provedores não têm competência para evitarem spams e só o recebimento deles dará uma quantidade enorme de kbites que teremos que pagar. Ou seja, eles conseguiram uma maneira de debitar à quem recebe spams e o congestionamento que sofrem.

Há bem pouco tempo mudaram as regras da telefonia celular. Antes falávamo dentro do Estado pelo mesmo valor da camada local. Hoje pagamos interurbanos para falar no município fora de nossa área DDD. As operadoras se livraram de arcar com o tráfego fora do município de registro do aparelho (se realmente tivessem esse custo) e os usuários não tiveram qualquer vantagem por essa enorme perda. Se realmente a "Vivo" pagava as ligações intermunicipais e agora não paga mais, porque não baixarem drasticamente o preço do minuto local?

Já fiz tal pergunta à Vivo, a Anatel, a jornais e revistas. Ninguém falou nada.


Cisquinho de nada
Enviado por Paulo Sérgio Loredo, São Paulo-Capital

Sentindo um incômodo muito grande no olho, uma pessoa foi ao médico pensando que se tratava de um cisco. O médico examinou e disse que era apenas um "cisquinho de nada". Dias depois o olho apresentava desconforto muito grande e estava inchado. Então decidiu voltar ao médico (outro, é claro), que retirou o "cisquinho de nada". Veja abaixo o que era o tal de "cisquinho de nada".

 
 

Cisquinho de nada 1

 
 

Cisquinho de nada 2

 
 

Cisquinho de nada 3


Nestlé esgota água magnesiana
da fonte Oriente de São Lourenço

Fonte: Movimento Cidadania pelas Águas
www.cidadaniapelasaguas.net
16/8/2003

O Ministério Público de São Lourenço moveu Ação Civil Pública (processo # 637.01.012.555-6) contra exploração do "Poço Primavera" pela Nestlé, de onde é retirada água mineral usada como matéria prima para a "Pure Life", água sintética que poderia ser fabricada com água da torneira, mas é desmineralizada a água mais mineral que existe no mundo, segundo exame feito pela própria empresa exploradora.

A câmara municipal de São Lourenço promoveu audiência pública sobre o assunto na sexta-feira (22).

A Fonte Oriente, primeiro fontanário e monumento histórico de 110 anos (olhe o absurdo!!!), foi destruída pela superexploração para dar lugar a um muro de 13 metros, sendo metade cravada no subsolo, que é zona de proteção ambiental, assim qualificada em estudo geológico feito pela própria Nestlé.

Você pode protestar boicotando os produtos Nestlé. Essa é uma prática vigente em mais de 20 países . Veja a lista de seus produtos no site www.cidadaniapelasaguas.net.

Fonte Oriente nos bons tempos

Fonte Oriente destruída

Fonte Oriente cercada por muro de 13 metros


Golpe dos sites falsos
Enviado por Marcos Tobias, Belo Horizonte-MG

Autoria desconhecida
16/8/2003

Três grandes bancos brasileiros foram alvos de tentativas de fraudes pela Internet: Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Nos três casos, os golpistas clonaram os sites para endereços forjados e atraíam os clientes para as páginas com e-mails recheados de ofertas e brindes inexistentes. Há indícios de que alguns desses sites ainda estejam no ar.

No caso do Itaú, o e-mail tenta seduzir os desavisados com uma pretensa viagem dos sonhos:

"O BANCO ITAU ESTA PAGANDO SUAS FÉRIAS...
PASSE UMA SEMANA COM UM ACOMPANHANTE EM QUALQUER ESTADO BRASILEIRO, COM TODAS SUAS DESPESAS PAGAS PELO BANCO ITAU S/A..."

Para ganhar a tal viagem, o cliente é induzido a se cadastrar no site "www.promocaoitau.com" que, naturalmente, é falso (os bancos utilizam final 'br'). No preenchimento para cadastro é solicitado o número da conta, a senha eletrônica, a senha do cartão e o número do cartão de débito. Essas informações são processadas por um script em linguagem ASP e enviadas para os golpistas. Depois que a transação é efetuada, o cliente é redirecionado para o site autêntico do banco.

No mesmo estilo foi criado o site "www.bbcadastro.com", cuja página inicial tem o título de "BB Internet E-mail Banking". Trata-se de um serviço fantasioso inventado pelos golpistas para convencer as pessoas a cadastrarem seus dados num formulário fajuto. Para estimular os
clientes, a mensagem promete sorteios mensais de prêmios até R$ 50 mil. Algumas providências já
foram tomadas para evitar os golpes, pois os dois domínios foram postos inacessíveis na maior parte do território brasileiro, porém, as páginas ainda podem ser acessadas de algumas formas. .

Já o Bradesco, o site foi clonado e posto em servidores do provedor brasileiro de hospedagem gratuita. Para iludir os clientes e fazê-los inserir seus dados na página falsa, a mensagem promete facilidades para supostos empréstimos. A falsa página, hospedada no endereço "www.
bradesco.vpg.com.br", os dados cadastrados eram processados por um formulário presente na falsa página. O site já foi desativado.

O site falso do BRADESCO, sem dúvidas, foi a réplica mais perfeita dos três. Visto que todos nós, cada vez mais, nos tornamos usuários desse tipo de serviço pela Internet, vi a necessidade de escrever esse alerta destinado a todos os meus amigos e conhecidos afim de esclarecer
com relação a esses golpes a que estamos cada vez mais expostos.

Sites falsos

BBcadastro falso

Itaú falso (vem por e-mail)


Bradesco falso

Ver mais Denúncia


Música de fundo em arquivo MIDI (experimental): "Insensatez", de Tom Jobim

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

cartas@jornaldosamigos.com.br.

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 15 de outubro de 2003

Denúncias