Brasileiros sintetizam substância anticancerígena
Enviado por Vítor Buaiz, Vitória-ES

Nova molécula age contra tumores resistentes
a outras drogas e poupa células sadias

Por Catarina Chagas

Fonte: Ciência Hoje On-line, de 24 junho de 2004
3 feverreiro, 2005

Boas notícias no combate à leucemia. A partir de compostos encontrados na natureza, pesquisadores do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NPPN/UFRJ) sintetizaram uma nova substância anticancerígena eficaz mesmo em células resistentes aos agentes quimioterápicos comuns  

Foto: Margery Melgaard
Universidade de Wisconsin
Stevens Point

 
  Um agente de defesa da flor da Petalostemon purpurea inspirou a síntese de um composto eficaz contra a leucemia

O novo composto é "inspirado" em um agente de defesa contra infecções de vírus e bactérias produzido pela flor da espécie norte-americana Petalostemon purpurea. A substância natural, velha conhecida dos cientistas por sua atividade antitumoral, foi sintetizada pela primeira vez pelos pesquisadores da UFRJ e, nos testes realizados no Laboratório de Imunologia Tumoral do Departamento de Bioquímica Médica, chamou a atenção por sua atividade em células de leucemia resistentes a diversas drogas.
"Além disso, a substância mostrou-se inofensiva para as células normais, ponto em que a maioria dos 'candidatos' a anticancerígenos esbarra: exterminam as células danosas, mas são extremamente tóxicos para as células saudáveis", explica o farmacêutico Paulo Roberto Ribeiro Costa, coordenador da pesquisa.

Em busca de um composto ainda mais ativo, os pesquisadores decidiram elaborar uma nova molécula, que reunisse propriedades da substância recém-sintetizada e do lapachol, molécula encontrada nas raízes do ipê roxo que já foi utilizada como anticancerígeno, mas apresenta alto grau de toxicidade para o organismo. A elaboração do novo composto permitiu potencializar os efeitos benéficos das duas moléculas e reduzir as desvantagens do medicamento, como indicaram os testes in vitro, realizados em culturas de células leucêmicas.

O Laboratório de Química Bioorgânica da UFRJ está preparando maior quantidade do novo composto, batizado pterocarpanoquinona. Os pesquisadores estimam que, em um mês, serão iniciados os testes in vivo, em camundongos com leucemia. Até o final do ano, eles conhecerão a eficácia do tratamento e o grau de toxicidade da substância. Esse passo é essencial para a realização de testes em animais maiores ou seres humanos, que devem avaliar também os efeitos colaterais gerados pela medicação.

Embora a nova molécula tenha sido sintetizada no âmbito de um amplo projeto com fins acadêmicos que envolve vários pesquisadores, o grupo pretende aprimorar a substância para o uso clínico e patentear o composto. Pode levar anos, porém, para a chegada do medicamento ao mercado. "Isso vai depender de parcerias com a indústria ou órgãos do governo", ressalta o químico Alcides José Monteiro da Silva, da equipe do NPPN. "A Universidade deve apontar os caminhos, mas não tem infra-estrutura para produzir os medicamentos".

A síntese das moléculas naturais e o planejamento e síntese de novas substâncias estruturalmente relacionadas foi realizada no Laboratório de Química Bioorgânica da UFRJ. O coordenador Paulo Costa contou, nessa etapa, com o apoio dos farmacêuticos Ayres Guimarães Dias (Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj) e Alcides José Monteiro da Silva (NPPN/UFRJ), além de estudantes de doutorado (Guilherme Vilela, Chaquip Daher Neto e Lúcio André de Barros), mestrado (Camilla Buarque) e iniciação científica (Monique Correa).

Já a avaliação das substâncias com ação anticâncer em cultura de células e a elucidação dos mecanismos de ação foram feitas pela equipe do Laboratório de Imunologia Tumoral, coordenada pela professora Vivian Rumjanek. Dessa etapa, participaram também os estudantes de iniciação científica Renata Fernandes e Eduardo dos Santos.

A avaliação da biodistribuição das substâncias com ação anticâncer em camundongos ficou por conta das professoras Léa da Fonseca e Bianca Gutfilen do Laboratório de Radiologia da UFRJ.

Ver edição anterior


Música de fundo em arquivo MID (experimental):
"Samurai", em variacoes, de Djavan
Nota para a seqüência Midi: *****

Participe do Jornal dos Amigos,
cada vez mais um jornal cidadão

O Jornal dos Amigos agradece a seus colaboradores e incentiva os leitores a enviarem textos, fotos ou ilustrações com sugestões de idéias, artigos, poesias, crônicas, amenidades, anedotas, receitas culinárias, casos interessantes, qualquer coisa que possa interessar a seus amigos. Escreva para o e-mail:

Se o conteúdo estiver de acordo com a linha editorial do jornal, será publicado.

Não esqueça de citar seu nome, a cidade de origem e a fonte da informação.

Solicitamos a nossos colaboradores que, ao enviarem seus textos, retirem as "flechas", isto é, limpem os textos daquelas "sujeiras" de reenvio do e-mail. Isso facilita bastante para nós na diagramação.

Início da página

www.jornaldosamigos.com.br


Belo Horizonte, 6 fevereiro, 2005

Ciência